Dúvidas
  • 1

    A quem se destina a inscrição no Inscrição Online?

  • Para alunos que querem ingressar na Rede Municipal de Ensino de São Borja ou desejam solicitar transferência dentro da própria rede.
  • 2

    Como posso realizar a inscrição ?

  • Pelo endereço eletrônico: https://inscricaoonline.saoborja.rs.gov.br, que ficará disponível a todos os candidatos de 28 de novembro a 12 de dezembro.
  • 3

    Qual o período de inscrição?

  • O sistema estará aberto a partir das 8h do dia 28 de Novembro até as 23h e 59min do dia 12 de dezembro.
  • 4

    Onde posso fazer minha inscrição?

  • Pelo endereço eletrônico: https://inscricaoonline.saoborja.rs.gov.br. Também será disponibilizado para as famílias que não possuem acesso a internet, os seguintes locais para a inscrição: CRAS (Centro de Referência em Assistência social), nas Escolas Municipais e na e na Secretaria de Educação no Departamento Pedagógico.
  • 5

    Caso não tenha acesso à internet, onde posso fazer a inscrição?

  • Para as famílias que não possuem acesso a internet, os seguintes locais para a inscrição: nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), nas Escolas Municipais e na Secretaria de Educação no Departamento Pedagógico.
  • 6

    Quais os documentos necessários para fazer a inscrição?

  • Dados do responsável (nome, endereço, telefone, CPF, identidade
    Dados do aluno (nome, CPF, certidão de nascimento, cartão do SUS (se houver). No caso do cartão do SUS, ele será opcional na inscrição, mas obrigatório quando a matrícula for efetivada na unidade escolar.
  • 7

    Como saberei se meu filho conseguiu a vaga?

  • O responsável deverá acompanhar pelo endereço eletrônico https://inscricaoonline.saoborja.rs.gov.br. Tenha em mãos seu protocolo de inscrição. Quando a vaga for concedida, o responsável deverá comparecer à escola ou à creche para confirmar a matrícula no prazo de estabelecido no Decreto, levando os documentos que comprovem as informações fornecidas no momento da inscrição, e os demais documentos necessários para a efetivação da matrícula. Caso a matrícula não seja efetivada no prazo estipulado, a vaga será perdida. Caso isso ocorra, a vaga voltará para o sistema e será disponibilizada para outro candidato.
  • 8

    Após ter conseguido a vaga na Rede Municipal, qual a documentação necessária a apresentar no ato da matrícula na Unidade Escolar?

    • Comprovante de escolaridade original, declaração ou guia de transferência ou o histórico;
    • Certidão de nascimento (original e cópia);
    • CPF e RG (original e cópia) do(s) responsável(eis) pelo aluno;
    • CPF do aluno;
    • Comprovante de residência (cópia).
    • Cartão de vacinação, atualizado (cópia).
    • Fotos 3X4 recentes.
    • Laudo médico e parecer comprobatório no caso de aluno com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento, quando for o caso;
    • Cópia do cartão do Bolsa Família, quando for o caso;
    • Preencher o Termo de Responsabilidade caso o aluno não tenha frequentado o Pré I ou Pré II;
    • Original e cópia do Termo de Guarda ou Termo de Tutela, se for o caso;
    • Cópia do cartão do SUS;
    • Para fins de comprovação de irmãos na mesma escola, apresentar documentos comprobatórios (Certidão de Nascimento ou RG);
    • Para fins de comprovação de Responsável Trabalhador, apresentar contracheque, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Declaração de Trabalho Informal;

    OBS: Respeitando o prazo estabelecido para a efetivação da matrícula, para candidatos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento, a não apresentação do laudo poderá ocasionar a perda da vaga.

  • O responsável pela matrícula que falsificar ou alterar, no todo ou em parte, os documentos comprobatórios previstos neste decreto poderá ser responsabilizado penal, civil e administrativamente.
  • 9

    Caso não compareça à Unidade Escolar no prazo para a efetivação/confirmação da matrícula, perco a vaga?

  • Sim. O não cumprimento dos prazos estabelecidos implicará na perda da vaga.
  • 10

    Como saber a etapa de ensino para a idade do meu filho?

  • De acordo com a data corte estabelecida por lei federal (31/03), calcule a idade que seu filho terá no ano de 2024.
  • 11

    A partir de quantos meses posso fazer a inscrição do meu filho?

  • A partir do nascimento, mediante toda a documentação necessária. Entretanto, a Secretaria de Educação orienta os pais que devem utilizar o período da licença maternidade, tendo a garantia que a vaga estará disponível para a criança ao término da mesma.
  • 12

    O que fazer se eu perder o prazo da matrícula?

  • Perde a vaga e deverá Fazer a inscrição na lista de espera de uma escola.
  • 13

    O que fazer se a vaga disponível não for a 1ª opção de minha preferência?

  • Aceitar ou Deverá comparecer na escola, informar da desistência e aguardar na lista de espera.
  • 14

    Quanto tempo devo aguardar para ter a resposta da matrícula?

  • O responsável poderá consultar periodicamente no sistema https://inscricaoonline.saoborja.rs.gov.br/alocado.php, a medida em que as vagas ficam disponíveis nas escolas, os candidatos das primeiras colocações serão chamados, por isso, solicitamos que mantenham os dados de contatos atualizados .
  • 15

    Quando e onde devo efetivar a matrícula?

  • A matrícula deverá ser efetivada na unidade escolar (creche ou escola) par a qual o candidato foi alocado. No menu https://matriculaonline.saoborja.rs.gov.br/alocado.php o sistema irá mostrar os dados da escola para a qual seu filho foi alocado, tais como nome da escola, endereço, telefone e data limite para efetivação da matrícula.
  • 16

    Quem pode fazer/solicitar a inscrição?

  • O cadastro no sistema pode ser feito por qualquer pessoa que disponha de todas as informações e documentos necessários. Caso a criança consiga a vaga, a efetivação da matrícula na escola ou creche deve ser feita por um responsável legal.
  • 17

    Quantas vezes posso fazer a Inscrição?

  • Uma única vez, não sendo possível usar o mesmo CPF por mais vezes.
  • 18

    Posso desistir de uma vaga?

  • Pode, mas a desistência da vaga implica em iniciar novamente o processo de inscrição para candidatar-se uma vaga. Por isso, orientamos que a escolha da(s) unidade(s) no sistema seja feita com toda a atenção para evitar problemas ou a alocação em uma unidade considerada inadequada pelo responsável.
  • 19

    O que acontece, caso eu preencha alguma informação incorreta ou inverídica?

  • Se forem informações inverídicas, o cadastro é anulado e a vaga perdida, caso o aluno tenha sido alocado.
  • 20

    Se eu não tiver a documentação solicitada na inscrição, posso fazer a matrícula?

  • Não, pois ao efetivar a matrícula na unidade escolar, as informações serão verificadas e, se não forem iguais, a vaga será perdida e o cadastro anulado.
  • 21

    Se meu filho(a) for alocado e eu só vir após o prazo estipulado para fazer a matrícula? Mantenho a vaga?

  • Não, se não houver a efetivação da matrícula no prazo estipulado, a vaga será ofertada ao próximo da listagem, cabendo ao responsável que perdeu a vaga fazer novo cadastro.
  • 22

    No cadastro, existem 3 opções de escola, mas só desejo pleitear a vaga numa única unidade.O que fazer?

  • Preencha apenas a primeira opção, sabendo que a chance de conseguir a vaga é menor do que colocando as duas opções.
  • 24

    Não consegui encontrar a escola onde quero a vaga. O que fazer?

  • Confira se a escola pretendida consta da lista, pois existem escolas que não estão no sistema por conta da inexistência de vagas.
  • 25

    Existe legalidade que garanta a alocação de irmãos na mesma unidade escolar?

  • O município cumpre a legislação específica, Lei nº 13.845/19,alocar ambos os irmãos na mesma escola para assim permitir maior comodidade para a família e segurança para as crianças.
  • 26

    Jovens, com mais de 15 anos, e adultos também devem fazer inscrição no sistema?

  • Sim, jovens estudantes do ensino fundamental, a partir dos 15 anos de idade e adultos precisam fazer sua inscrição no sistema.
  • Não encontrou sua resposta?
  • Verifique no decreto municipal que detalha os critérios e procedimentos, na rede pública municipal de ensino, para a realização da rematrícula, inscrição e matrícula na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos: Legislação.

Prefeitura Municipal de São Borja - Secretaria de Educação